Você sabe o que é cacau?

Olá amiguinhos, tudo bem?

Hoje nós vamos aprender um pouco mais sobre o cacau?

Você sabe o que é? Então vamos lá!

O cacau é um fruto, que dá origem ao chocolate, é alongado e cheio de sulco por fora, por dentro possui uma polpa branca, viscosa com muitas favas, que são as sementes do cacau.

Existem mais de 16 espécies de cacau, as duas mais comuns no Brasil são: a Theobromacacao L (criollo venezuelano) e a Theobroma leiocarpun Bern, chamado popularmente de cacau forasteiro ou cacau roxo. O cacau roxo se subdivide em quatro variedades: Comum, Pará, Maranhão e Catongo.

O cacau chegou ao Brasil pelo Estado do Pará, em 1746, trazido pelo francês Louis Frederic Warneaux. No mesmo ano, Antônio Dias Ribeiro recebeu algumas sementes do colonizador francês e começou a cultivar a amêndoa em Ilheus e Itabuna, sul do Bahia, o que ajudou no desenvolvimento econômico da região.

O cultivo de cacau nas cidades baianas foi tão bem-sucedido que contribuiu para enriquecer a cultura brasileira, servindo de inspiração até para as obras do consagrado escritor Jorge Amado.

Na metade do século 19, o Brasil já era o maior exportador de cacau do mundo, chegando a mandar para o exterior, em 1880, mais de 70 mil toneladas. Com a produção do cacau em alta, começaram a surgir, no fim do século 19 e início do século 20 as indústrias de chocolate no país. Em geral, elas eram familiares, fundadas por imigrantes da Alemanha, Letônia e Suíça.

A primeira fábrica de chocolate foi a Neugebauer Irmãos & Gerhardt, fundada em Porto Alegre no ano de 1891. A empresa pertencia aos irmãos alemães Franz, Ernest e Max Neugebauer e ao sócio Fritz Gerhardt.

Já que o cacau é a fruta que da origem ao chocolate que tala fazermos um brigadeiro delicioso com a Bia?

Curiosidade do cacau

Espero que tenham gostado.

Um abraço, da turminha!2

↑ topo